Em muitos aspectos, 7 Wonders Duel se assemelha ao seu jogo original, 7 Wonders. Ao longo de três eras, os jogadores adquirem cartas que fornecem recursos ou promovem seu desenvolvimento militar ou científico para desenvolver uma civilização e completar maravilhas. A diferença em 7 Wonders Duel é que, como o título sugere, o jogo é exclusivamente para dois jogadores.
Os jogadores não compram cartas simultaneamente de baralhos, mas sim de um conjunto de cartas viradas para baixo e para cima, dispostas no início de cada rodada. Um jogador só pode pegar uma carta se ela não estiver coberta por nenhuma outra, então o tempo entra em jogo, assim como acontece com movimentos bônus que permitem ao jogador pegar uma segunda carta imediatamente. Como no jogo original, cada carta adquirida pode ser construída, descartada por moedas ou usada para construir uma maravilha. Cada jogador também começa com quatro cartas de maravilha, e a construção de uma maravilha concede ao seu dono uma habilidade especial. No entanto, apenas sete maravilhas podem ser construídas, então um jogador ficará sem cartas.
Os jogadores podem comprar recursos do banco a qualquer momento ou podem ganhar cartas durante o jogo que lhes fornecem recursos para construções futuras; à medida que são adquiridas, o custo desses recursos aumenta para o oponente, representando o domínio do proprietário nessa área.
Você pode vencer o Duelo das 7 Maravilhas de três maneiras: cada vez que adquirir uma carta militar, você avança o marcador militar em direção à capital do seu oponente (o que também lhe dá um bônus em certas posições). Se você alcançar a capital do oponente, você vence o jogo imediatamente. Ou se adquirir seis dos sete símbolos científicos diferentes, você alcança o domínio científico e vence imediatamente. Se nenhuma dessas situações ocorrer, o jogador com mais pontos ao final do jogo vence.